Nova FM - Itajuípe-BA

Manhã Total

com Ricardo Santos

Início / Notícias / Cultura / Governo do Estado prorroga inscrições do Edital Ouro Negro 2026 até 20 de outubro


SAAE


Cultura

Governo do Estado prorroga inscrições do Edital Ouro Negro 2026 até 20 de outubro

16 de Outubro, 2025 2 min de leitura Fonte: ba.gov.br
Compartilhar:
Governo do Estado prorroga inscrições do Edital Ouro Negro 2026 até 20 de outubro

Foto: Lucas Rosário/Secult-BA

O Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias de Cultura (Secult-BA) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais(Sepromi), prorrogou até o dia 20 de outubro o prazo das inscrições para o Edital Ouro Negro 2026, que este ano conta com investimento recorde de R$ 17 milhões para apoiar a participação de entidades culturais de matrizes africanas em festas populares ao redor do estado.


O edital contempla blocos afro, afoxés, bloco de índio, samba e reggae. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de https://www.ba.gov.br/comunicacao/%28https%3A//docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehK6X3MRsC-dJ2p2lmdqaDnKRM8cEtaEsKnH6VWrShEwpFnQ/viewform?usp=send_form%29formulário online. Serão 138 projetos selecionados, com participação no Carnaval de Salvador e em outras cinco festas populares: Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Lavagem de Purificação (Santo Amaro), Micareta de Feira de Santana e Carnaval do Interior. O edital e o questionário de Perguntas Frequentes podem ser acessados no site na Secult-BA.


Processo Seletivo - A seleção será realizada em duas etapas: análise de mérito (considerando portfólio, relevância sociocultural, histórico, atuação comunitária e diversidade na gestão) e habilitação documental, com entrega dos comprovantes jurídicos, fiscais e bancários. Para o Carnaval de Salvador, os projetos deverão propor desfiles em pelo menos um dos sete circuitos oficiais (Dodô, Osmar, Batatinha, Riachão, Mestre Bimba, Circuito das Águas e Mãe Hilda Jitolu), enquanto para as demais festas será exigido desfile em circuito oficial correspondente.


Com ampliação de R$ 2 milhões em relação ao ano anterior e aumento de 112 para 138 projetos contemplados, o Ouro Negro 2026 reforça o compromisso do Governo da Bahia com a democratização do acesso aos recursos e incentivo à diversidade.


Ouro Negro - Criado em 2008, o Programa é uma consolidação do compromisso do Governo do Estado, através da Secult-Ba e da Sepromi, para o fortalecimento das manifestações da cultura afro-brasileiras, que há décadas mostram a potência da diáspora africana no Brasil, que mantém viva a ancestralidade e que realizam um trabalho sócio-cultural importantíssimo em suas comunidades de origem.


O edital é reconhecido e ampliado pela Lei nº 13.182/2014, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.


Fonte: Ascom/Secult-BA


Pádua Gallo

Pádua Gallo

Comunicador, reporter e radialista.

Diretor da Rádio Cidade Nova FM - 104,9Mhz.

Comentários (8)

Deixe seu comentário

Receba nossas notícias

Cadastre-se para receber as últimas notícias diretamente no seu e-mail.